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Saúde e Assistência

Diretamente subordinado à Direção da APAE, o Setor de Clínicas atuou em 2011 procurando enquadrar-se às orientações da Autarquia Municipal de Saúde, órgão municipal que controla e coordena as atividades em saúde ligadas ao SUS no município de Londrina.

Setor de Fisioterapia

Promover ao máximo a capacidade motora do paciente, visando seu desenvolvimento, facilitando as atividades de vida diária, utilizando métodos e técnicas específicas, prestando auxílio e dando orientações a familiares e professores, quando for necessário.

O Setor funciona em período integral, sendo que três fisioterapeutas cumprem uma carga horária total de 80  horas semanais, prestando atendimento às pessoas da Instituição e da comunidade. As sessões de fisioterapia são realizadas, em média, 2 vezes na semana por 30 minutos. São realizados atendimentos em sala, em grupo, para observação e adequação postural dos pacientes.

Basicamente as condutas realizadas para os pacientes atendidos individualmente são:

  • Estimulação do desenvolvimento neuro-psicomotor normal;
  • Normalização de tônus;
  • Alongamentos gerais;
  • Fortalecimento muscular;
  • Treino de equilíbrio;
  • Treino de passagem de posturas;
  • Ortotatismo com uso de estabilizados;
  • Treino de marcha com ou sem apoio.

É notório que, cada paciente segue uma conduta, traçada pelas fisioterapeutas, que é executada no decorrer do ano, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento motor tendo como meta máxima a independência motora.

  • Avaliação inicial do paciente;
  • Planejamento terapêutico e execução do mesmo;
  • Orientação aos familiares, estimulando-os a participarem do tratamento de seus filhos;
  • Encaminhamento de pacientes a outros profissionais para atendimentos complementares;

Participação em reuniões individuais, pedagógicas e em reuniões de pais e professores responsáveis pelos pacientes.

Setor de Fonoaudiologia

  • Estimular o desenvolvimento dos aspectos cognitivos da linguagem;
  • Estimular a linguagem oral e/ou escrita;
  • Trabalhar a comunicação oral, associada a comunicação gráfica (consciência fonológica);
  • Introduzir a comunicação alternativa;
  • Adequar o sistema motor oral (órgãos fonoarticulatórios – OFAs e funções neurovegetativss – FNVs)
  • Orientar pais e professores.

O Setor de fonoaudiologia funciona em período integral com quatro fonoaudiólogas, perfazendo 72 horas semanais e realizando atendimento individual com duração de 30 minutos aos pacientes que frequentam os setores da instituição; atendimento em sala de aula para orientações dirigidas aos professores.

  • Triagem diagnóstica;
  • Avaliação Clínica;
  • Solicitação de exames complementares;
  • Estudo de casos;
  • Reavaliações periódicas;
  • Orientações à família e aos profissionais afins.

Setor de Neuropediatria

Realizar triagens diagnósticas e reavaliações periódicas nas quais são determinados os diagnósticos sindrômico e etiológico, o nível de desenvolvimento, a presença de deformidades e más formações e a presença de deficiências sensitivas, motoras e de coordenação.

A responsabilidade pelo desenvolvimento do trabalho deste setor está a cargo de uma médica neuropediatra, que realiza atendimentos na própria escola e no consultório sempre que necessário, perfazendo carga horária mensal de 8 horas através de encaminhamento da equipe técnica. As assistentes sociais acompanham os procedimentos, diante da grande demanda para poder auxiliar na devolução aos pais.

  • Triagens diagnósticas, através de exames clínicos gerais;
  • Estudo de casos, com orientação sobre diagnóstico e conduta específica a cada caso;
  • Solicitação de exames complementares quando necessário;
  • Reavaliações periódicas dos pacientes atendidos na Instituição;
  • Orientações individuais aos pais;
  • Intercâmbio de informações técnicas sobre assuntos diversos;
  • Acompanhamento de receitas controladas;
  • Processo de medicamento excepcional.

Setor de Psicopedagogia

Estimular e proporcionar condições através de conteúdos educacionais conhecimentos e aprendizagens, possibilitando ao paciente desenvolver seu potencial em todas as áreas: cognitivas, psíquica e motora.

O Setor Clínico atua com um profissional com formação em Psicopedagogia no período matutino, com avaliações e intervenções desenvolvendo atividades de apoio psicopedagógico necessários a cada caso.

  • Orientações às famílias sobre o atendimento educacional e técnico a ser executada;
  • Elaboração e execução de atividades psicopedagogicas com os pacientes atendidos no setor;
  • Avaliação periódica do paciente atendido (avaliar do seu desempenho);
  • Preenchimento das evoluções e frequência dos pacientes;
  • Estimulação visual, auditiva e tátil;
  • Estimular a percepção tátil;
  • Estimular a percepção de cores;
  • Estimular a percepção musical e recreativa através da expressão verbal, corporal, atenção e memória;
  • Proporcionar situações de interações sociais que propiciem o desenvolvimento cognitivo;
  • Propiciar condições que favoreçam auto estima e confiança no paciente de modo a torná-lo mais independente;
  • Auxiliar na locomoção, acompanhando ou apoiando caso haja necessidade;
  • Fazer treino de alimentação, objetivando torná-lo independente;
  • Fazer treino de banheiro (controle do xixi) auto- cuidados (higiene pessoal, bocal);
  • Estimular a comunicação verbal, a compreensão, interpretação, idéias, pensamentos de sua vida diária;
  • Estimular a expressão corporal: dança e movimento, visando o conhecer e reconhecer de seu corpo e sua coordenação motora;
  • Trabalhar as dificuldades acadêmicas do paciente, dando assim, apoio pedagógico, para que o mesmo possa se desenvolver dentro de seus limites;
  • Trabalhar, com o paciente, jogos pedagógicos como: dominó, quebra-cabeça, jogo de memória e sequência lógica; possibilitando desenvolver sua atenção, memória e concentração.

Setor de Psicologia

  • Auxiliar o paciente na compreensão do seu desenvolvimento em grupo e/ou individualmente;
  • Encaminhar os pacientes para atendimentos adequados e/ou complementares;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos pacientes nas diversas etapas de aprendizado, inclusive após o desligamento da escola por inserção no mercado de trabalho, ou no ensino regular com a finalidade de orientar os profissionais da equipe multidisciplinar, a família e o próprio paciente;
  • Incentivar o envolvimento familiar no processo ensino/aprendizagem do paciente;
  • Conscientizar empresários a respeito da mão-de-obra da pessoa com deficiência.

O setor de psicologia funciona nos períodos matutino e vespertino, contando com três psicólogas que cumprem uma carga horária semanal de 84 horas, sendo divididas: 40 horas para o Setor Escolar, que atende a 119 alunos e 44 horas para o Setor de Educação Profissional com 177 alunos.

O trabalho se dá através de avaliações diagnósticas, acompanhamento e observação dos pacientes em sala de aula e ambiente extra-sala, acompanhamento dos aprendizes a estágios no mercado de trabalho e visitas domiciliares.

São feitas orientações semanais aos pacientes dos setores escolar e profissionalizante, individualmente ou em grupo, conforme a necessidade.

Também são realizadas orientações a professores individualmente através de discussões de casos, acompanhamento das atividades em sala de aula e em grupo nas reuniões pedagógicas, assim como de profissionais da equipe técnica quando necessário.

Os pais recebem orientação individualmente quando necessário, tratando-se sempre de temas relacionados ao desenvolvimento e comportamento dos filhos e suas condutas.

São realizadas avaliações dos pacientes nos programas e estes foram encaminhados quando necessário aos atendimentos adequados e/ou complementares como: Ensino Regular, Psicoterapia, Psiquiatria, Neuropediatria, Oftalmologia, Nutricionista, etc.

  • Realização de psicodiagnóstico;
  • Elaboração de relatórios de encaminhamentos de transferência, bem como laudos e relatórios para diversos fins;
  • Participação em reuniões pedagógicas, setoriais, técnicas, extra-escolares e de orientação para pais (gerais ou individuais);
  • Desenvolvimento do trabalho com equipe interdisciplinar semestralmente, discutindo junto a ela questões relacionadas aos pacientes;
  • Participação em Conselhos de Classe;
  • Atendimento a professores e técnicos, orientando em todo o processo de ensino, sobre desenvolvimento e conduta dos pacientes, assim como sobre temas relacionados à sexualidade, relacionamento interpessoal, etc.,
  • Participação na elaboração de programas e turmas;
  • Visitas domiciliares;
  • Acompanhamento de paciente encaminhados para o ensino regular;
  • Encaminhamento e acompanhamento dos pacientes em estágios no Mercado de Trabalho ou já contratados.
  • Atendimento aos pacientes individualmente e em grupo com o objetivo de:

– Orientar sobre relacionamento interpessoal: amizade, namoro, casamento;

– Orientar sobre comportamentos aceitos socialmente;

– Conscientizar sobre desenvolvimento da sexualidade com temas relacionados à Educação Sexual;

– Orientar sobre questões relacionadas ao Trabalho, como: profissões, posturas adequadas no trabalho, procedimento adequado para solicitação de emprego, e treinamento da função de empacotador, etc..

– Orientar sobre questões relacionadas à Drogadição, como: tipos de drogas, seu efeito, etc.;

  • Acompanhamento a estagiários do curso de Psicologia da UEL, UNIFIL;
  • Acompanhamento de pessoas da comunidade em visita à escola;
  • Acompanhamento de pacientes em atividades festivas e extra-escolares.

Setor de Serviço Social

O Setor de Serviço Social da APAE de Londrina, na sua intervenção profissional, procura promover condições que atendam as necessidades humanas básicas e o pleno desenvolvimento do aluno e paciente com deficiência intelectual e seu grupo familiar. Busca-se orientar e informar as famílias quanto aos seus direitos, para que possam conviver integradas à sociedade, de acordo com os princípios constitucionais, que garantam plenas condições de cidadania. O Serviço Social, por outro lado, atua também na prestação de serviço a nível comunitário, como facilitador do acesso aos recursos oferecidos e esclarecimentos aos empresários e futuros empregadores da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Estrutura e Dinâmica de Trabalho

O Setor de Serviço Social trabalha com duas assistentes sociais, cada uma das profissionais com carga horária de 30 horas semanais, sendo distribuídas entre o Setor Escolar (faixa etária de 0 à 16 anos) e o Setor Profissionalizante (a partir dos 17 anos).

Atuação do Serviço Social no Setor Escolar

O Serviço Social procura fazer com que a família participe do processo educacional de seu filho. O Objetivo é orientar e informar as mesmas sobre questões pertinentes ao setor; ou seja, o Serviço Social  Escolar intervém visando criar meios para efetivar a organização e mobilização da família e da comunidade envolvida empenhados no desenvolvimento do aluno.

Procura-se mobilizar os familiares para que participem nas diferentes etapas do processo de aprendizado da demanda atendida.

Atuação do Serviço Social no Setor Profissionalizante: o trabalho é a forma pela qual o indivíduo atua na sociedade de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. Ao se tratar a questão do emprego para a pessoa com deficiência, devemos buscar uma atividade economicamente rentável, que corresponda não tanto às deficiências, mas as suas aptidões e ao seu potencial.

O trabalho exerce uma ação educativa sobre o homem para a maioria das pessoas, significa o meio de prover as suas necessidades básicas, sentir-se útil e produtivo, o que contribuiu para sua autovalorização, uma oportunidade de convívio com companheiros, o sentimento de pertencer a um grupo.

A ação do Serviço Social se faz presente juntamente com a psicóloga em todas as etapas do processo de preparação para o trabalho, desde a entrevista até a colocação e o seguimento, através da abordagem individual e grupal ou junto a instituições e empresas.

A família é muito importante neste processo, é imprescindível, sua participação no desenvolvimento dos aprendizes e na criação de condições favoráveis, à sua integração nos diversos ambientes sociais onde irão viver (família, amigos, trabalho, lazer e outros).

Uma atividade também importante é a sensibilização e esclarecimento a empresários a respeito do potencial de trabalho dos aprendizes, efetuando análises das ocupações oferecidas e propiciando abertura para a colocação. Um dos objetivos é levar o empresário a valorizar o trabalho do aprendiz, pela sua real qualidade e não pela piedade que a sua deficiência possa suscitar.

Durante o período de estágio a Assistente Social, juntamente com a equipe técnica, supervisiona periodicamente o trabalho dos estagiários, oferecendo orientações quanto ao desempenho e conduta, desenvolvendo atividades de aconselhamento junto aos treinamentos e aos familiares. Esse período é decisivo, pois dele depende a colocação, momento esse em que os contatos com os empresários deverão estar em fase final, para que haja solução de continuidade entre o estágio e a colocação.

Enquanto SUS, o Serviço Social, realizou acompanhamentos, encaminhamentos e orientações familiares dos pacientes, de uma forma sistemática e contínua, obedecendo procedimentos  burocráticos estabelecidos pela saúde, ou seja, regras quantitativas: acompanhamentos, evoluções e frequências. Orientou e acompanhou a questão de receitas e medicações de uso contínuo para os usuários (pacientes) desta Instituição visando o desenvolvimento e o comportamento dos mesmos.

Durante o ano o Serviço Social acompanha os professores sistematicamente com relação a problemas dos alunos e familiares.

Reuniões

O Setor de Serviço Social participa de reuniões de equipe técnica, reuniões pedagógicas e de pais previstas pelo calendário escolar e pelas normas da Instituição.

Participa de reuniões representando o Serviços Sócio Assistenciais não governamentais, Proteção Social Básica no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), na discussão do transporte adaptado para a pessoa com deficiência (PCD), e junto com a Promotoria de Defesa da PCD, discutindo temas relacionados a acessibilidade para pessoa com deficiência. Participa de reuniões ordinárias e extraordinárias do conselho Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência.

Visitas

As visitas domiciliares foram realizadas quando se fizeram necessárias, em casos de doenças, faltas, alterações comportamentais, problemas de higiene e outras constatações.

Encaminhamentos

O Setor Social procura encaminhar e orientar toda a demanda aos recursos da comunidade, quando solicitado. Atua com o propósito de direcionar alunos que tenham o tempo ocioso para projeto de sua comunidade, visando proporcionar-lhes atividades que possam contribuir em sua formação. O Setor Social analisa e encaminha todo o processo de passes livre (Cartão), e ainda solicita processos de carteira de passes Interestadual, e o Benefício da Prestação Continuada – BPC aos alunos enquadrados pela LOAS. Entre outros encaminhamentos, médicos de diversas especialidades e nutricionista, hidroterapia, além de tratamentos odontológicos. Ocorrem interferências também para obtenção de  Carteira de Identidade, CPF, processo de curatela e alistamento militar.  Encaminha e acompanha pacientes em atendimentos neurológicos etc.

Contatos

São realizados contatos com segmentos da sociedade e órgãos públicos, para a abertura de canais de encaminhamento de nossa clientela. Dentre os recursos pleiteados, estão incluídas as doações para atender as necessidades de famílias carentes. O Setor Social inicia, também, trabalhos visando maior interação com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), cuja meta é o melhor aproveitamento dos recursos oferecidos por esta instituição de ensino superior. Contatos são estabelecidos ainda com as famílias dos alunos, visando solucionar problemas detectados em sua relação com a Instituição, sobretudo no que se refere as faltas. Outros contatos são realizados com as famílias referente ao tratamento Neurológico nesta Instituição facilitando o encaminhamento para os devidos exames e a obtenção de receitas de medicamentos de uso contínuo.

Acompanhamentos

O Setor Social atua no levantamento de casos que necessitam de avaliação da especialidade de Dermatologia no Hospital das Clínicas (HC), de forma a buscar o equacionamento de problemas que surjam na referida área. Pequenos acidentes e outros problemas de saúde com alunos no período de aula são acompanhados pelo Setor Social, quando encaminhados para o Hospital Universitário (HU) e Hospital Ortopédico. Casos que necessitam de atenção especial também são incluídos entre as atividades.

Participação

Participação dos técnicos do Setor do Serviço Social em Conferências Regionais, Conselhos, Cursos, Eventos e Reuniões

O Setor colabora, quando solicitado, do acompanhamento a passeios e recreações que visam o  desenvolvimento dos alunos.

Concessão de Benefícios

Distribuição de roupas, alimentos e medicamentos para as famílias necessitadas.

Promoções para Eventos Internos na Escola

O Setor Social colabora na organização das seguintes festividades: Semana do Excepcional; com socialização e lazer. Vários contatos são realizados referente a comemoração na semana do dia da criança proporcionando passeios e atividades aos alunos.

Atendimento Individual

São feitas orientações referente a:

  • Higiene, documentação, trabalho, frequências, entre outros
  • Orientação e Aconselhamento familiar
  • Processo de Curatela
  • Documentos

Setor de Terapia Ocupacional

O Setor de Terapia Ocupacional tem por objetivos desenvolver os pacientes de forma global, observando a área física e neuropsicosocial, desenvolvendo sua AVDS e AVPS, promovendo a adequação postural dos pacientes  nos diversos ambientes que envolvam o cotidiano escolar e havendo necessidade adaptar o ambiente domiciliar, visando a maior independência possível à pessoa com deficiência intelectual múltiplas em suas atividades de  vida diária, assim como, orientar pais e professores.

Todas as atividades acima citadas irão prevenir incapacidades, atraso no desenvolvimento, bem como um melhor desempenho funcional, levando assim a aquisições de uma autonomia, independência e participação desses pacientes nos moldes desejáveis.

O setor de Terapia Ocupacional, conta com dois terapeutas. A atuação se estabelece através de terapias individuais e/ou grupal e dentro da sala de aula, transmitindo a esses professores orientações que permitam a facilitação da execução das atividades de vida diária, posicionamentos, passagens de postura, e estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor do paciente, visando um manuseio adequado que propicie as atividades cotidianas, familiar e escolar.

Avaliações e adaptações de mobiliários e utensílios em geral são realizadas para que os mesmos permitam tal postura e mobilidade o paciente durante o desenvolvimento das atividades.

No decorrer da realização do trabalho, para o atendimento dos objetivos realizados, um grupo de atividades é desenvolvido, almejando a maximização da inserção social do paciente atendido. Tais atividades são:

  • Avaliação e evolução de pacientes;
  • Orientação aos professores quanto ao posicionamento dos pacientes e manuseios facilitadores;
  • Orientação aos pais quanto às adaptações domiciliares, posicionamentos e estimulação;
  • Avaliação e orientação quanto ao uso de órteses funcionais e de posicionamento para membros superiores e membros inferiores, visando a prevenção de contraturas e deformidades;
  • Adequação dos mobiliários necessários para a acomodação dos alunos em sala e treinamento de AVD (Atividades de Vida Diária), bem como orientação para melhor execução;
  • Adaptação de mobiliários;
  • Realização de visitas domiciliares para orientação e adequação do ambiente familiar, a fim de promover melhor qualidade de vida ao cuidador e a criança;
  • Participação em reuniões técnicas para estudo de casos;
  • Participação em reuniões pedagógicas;
  • Atendimento clínico individualizado com duração de 30 minutos oferecido pelo setor de Terapia Ocupacional;
  • Acompanhamento do terapeuta durante o período do lanche para possíveis orientações e adaptações em utensílios, mesas e cadeiras do refeitório.

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